Cães são como remédio para pacientes idosos:

Um novo estudo científico sobre terapia com cães no Centro de Interação Humano-Animal da Escola de Medicina da Virginia Commonwealth University (VCU) revelou que a terapia animal pode influenciar resultados positivos em pacientes hospitalares com demência senil, mal de Alzheimer, esquizofrenia, estresse e outras doenças

A equipe responsável pelas pesquisas analisou pacientes que tiveram terapia com cães da Dogs on Call e, em seguida, comparou os resultados com pacientes que interagiram apenas com terapeutas humanos sem o auxílio de um animal. Os resultados dos idosos que tiveram contato com animais foram surpreendentes, e apontaram principalmente benefícios para o bem-estar mental e físico dos pacientes. Outros estudos descobriram que a convivência com um animal pode ajudar estudantes universitários, veteranos militares e outros adultos a gerenciarem melhor o estresse e a ansiedade, ajudando inclusive a superar traumas.

As pesquisas também apontam que o uso desse tipo de terapia animal auxilia no estímulo sensorial do tato e no despertar da autoestima e da sensibilidade do corpo humano. A relação das pessoas com os animais pelo toque ou fala alivia sintomas de ansiedade, baixa frequência cardíaca e diminui a pressão arterial. Os cachorros são campeões quando o assunto é terapia para beneficiar seres humanos, se tornando um “remédio” eficaz no auxílio da demência senil, no mal de Alzheimer, na esquizofrenia, em tratamentos de reabilitação de idosos, transtornos psicossociais também para crianças e adultos hospitalizados, além de apresentar também benefícios na redução do colesterol, pressão sanguínea e o estresse.

Fonte: InPress Porter Novelli / Mars